Câmara Escura 01/11
1) Clique aqui
2) Clique aqui
3) Clique aqui
Meios ópticos
Todo meio em que a luz se propaga pode ser chamado de meio óptico. Uma vez que luz é uma forma de onda eletromagnética, ela também é capaz de se propagar no vácuo, e, de fato, esse é o meio em que ela se propaga com a maior velocidade conhecida, c = 299.792.458 m/s (o símbolo c é usado para a velocidade da luz).

Tipos de meios ópticos
Existem basicamente três tipos de meios ópticos, são eles os meios opacos, translúcidos e transparentes. Não há uma distinção clara entre eles, uma vez que, em quaisquer meios ópticos, a luz pode sofrer transmissão, reflexão e absorção parcial. Além disso, quando se classifica um meio quanto à propagação da luz em seu interior, devemos ter claro em nossas mentes que essas propriedades são válidas para aquela frequência de luz.
Um exemplo disso é o nosso corpo, que permite uma passagem parcial de luz vermelha. Quer fazer o teste? Acenda a lanterna do seu celular e tampe-a com um dedo. Você perceberá que somente a luz vermelha é capaz de atravessá-lo, nesse caso, uma vez que o dedo não é completamente transparente à luz vermelha, dizemos que ele é translúcido para ela.
Meios opacos
Os meios opacos são aqueles que não possibilitam a transmissão da luz. Quando iluminamos uma placa de metal, por exemplo, nenhuma porção da luz é capaz de atravessá-la, portanto, trata-se de um meio opaco. Perceba que o meio opaco não é um meio sem brilho, mas sim um meio que não permite que a luz o atravesse.
Exemplos: metal, madeira, gesso, papelão, osso etc.
Meios translúcidos
Meios translúcidos são aqueles em que a luz pode ser transmitida. Nesses meios, a luz é parcialmente absorvida, além disso, quando olhamos através deles, conseguimos enxergar a silhueta dos objetos, no entanto, não os enxergamos com definição. Nos meios translúcidos, a passagem da luz é irregular, ou seja, a luz que emana deles tem direções diferentes dos raios de luz que incidem sobre eles.
Exemplos: neblina, papel vegetal etc.
Meios transparentes
Os meios ópticos transparentes são aqueles em que a luz pode ser transmitida com pouca ou nenhuma absorção (no caso do vácuo). Nesses meios, quase toda luz é transmitida e enxergamos os objetos com grande facilidade. Além disso, quando a luz atravessa um meio transparente, sua trajetória permanece regular.
Exemplos: ar, alguns tipos de vidro, água pura etc.
Veja também: Espectro eletromagnético - o que é, o que significa e como funciona
Comentários
Postar um comentário