01/11 => Exercícios 1ª série

 Lista de exercícios.


1. (PUC-MG) No diagrama mostrado a seguir, x e y representam dois líquidos não miscíveis e homogêneos, contidos num sistema de vasos comunicantes em equilíbrio hidrostático.

Assinale o valor que mais se aproxima da razão entre as densidades do líquido y em relação ao líquido x.

R: (a)


2. (UNIFESP-SP) Um fluido A, de massa específica dA, é colocado em um tubo curvo aberto, onde já existe um fluido B, de massa específica dB. Os fluidos não se misturam e, quando em equilíbrio, B preenche uma parte de altura h do tubo. Neste caso, o desnível entre as superfícies dos fluidos, que se encontram à pressão atmosférica, é de 0,25 h. A figura ilustra a situação descrita.

Considerando que as interações entre os fluidos e o tubo sejam desprezíveis, pode-se afirmar que a razão dB /dA é

R: (a)


3. A figura mostra um tubo em U de extremidades abertas, contendo dois líquidos não miscíveis, de densidade d1 e d2, respectivamente. A relação entre as densidades dos líquidos é:



a) d1 = 4d2       b) d1 = d2       c) d1 = d2/4       d) d1 = 16d2

R: (C)


4. Um tubo em U, disposto verticalmente, contém água em seu interior. Adiciona-se a um dos ramos do tubo certa quantidade de um líquido não miscível em água, obtendo-se a situação de equilíbrio representada na figura ao lado. A massa específica do líquido adicionado, em g/cm3, é:



a) 0,75       b) 0,80       c) 1,00       d) 1,25

R:(b)


5. Por meio do dispositivo da figura, pretende-se elevar um carro de massa 1,0.103 kg a uma altura de 3,0 m em relação à sua posição inicial. Para isso, aplica-se sobre o êmbolo 1 a força F1 indicada e o carro sobe muito lentamente, em movimento uniforme. As áreas dos êmbolos 1 e 2 valem, respectivamente, 1,0 m2 e 10 m2. No local, g = 10 m/s2. Desprezando a ação da gravidade sobre os êmbolos e sobre o óleo e também os atritos e a compressibilidade do óleo, determine a intensidade de F1;

R: F1 = 1000 N = 1,0 x 103 N.


6. O macaco hidráulico representado na figura está em equilíbrio. Os êmbolos formam áreas iguais a 2a e 5a.

Qual a intensidade da força F?

F2 = 280 kgf

F  = 70 kgf ou 70.10 = 700 N


7. "Considere que, no esquema mostrado abaixo, a área do pistão 1 seja de 10 cm², e a do pistão 2 seja de 25 cm². Se uma força de 45 N for aplicada ao pistão 1, espera-se que sobre o pistão 2 atue uma força de qual intensidade?


F2 = 112,5 N 




8. (PUC-RIO 2009)

Um corpo de massa m1 = 4,0 kg se move com v1 = 2,0 m/s. Ele se choca com um corpo de massa m2 = 1,0 kg, que se move com v2 = -14,0 m/s. Após a colisão, os dois corpos seguem grudados um ao outro. Qual é a velocidade final dos corpos?

R: -1,2m/s


9. (UDESC 2018/1)

Na Figura 7, as esferas m2 e m3 estão inicialmente em repouso, enquanto a esfera m1 aproxima-se, pela esquerda, com velocidade constante v1. Após sofrer uma colisão perfeitamente elástica com m2; m1 fica em repouso e m2 segue em movimento em direção a m3. A colisão entre m2 e m3 é perfeitamente inelástica.

Assinale a alternativa que representa a razão entre a velocidade de m3, após esta colisão, e a velocidade inicial de m1.


10. Um ponto material recebe a ação de três forças, conforme indicação na figura abaixo. Calcule a intensidade da força de tração T1 e T2 .
Exercício de equilíbrio estático.



11. Um corpo está suspenso por meio de dois fios, como mostra a figura a seguir. Sabendo-se que as forças de tração exercidas pelos fios são de intensidades iguais, calcule a intensidade delas.

Exercício 2.

12. Conhecendo as trações nos fios que sustentam o bloco da figura abaixo, calcule a intensidade da força peso do bloco. Considere o sistema em equilíbrio.
Exercício 3
13. O ano de 2009 foi proclamado pela UNESCO o Ano Internacional da Astronomia para comemorar os

400anos das primeiras observações astronômicas realizadas por Galileu Galilei através de telescópios e, também, para celebrar a Astronomia e suas contribuições para o conhecimento humano.

O ano de 2009 também celebrou os 400 anos da formulação da Lei das Órbitas e da Lei das Áreas por Johannes Kepler. A terceira lei, conhecida como Lei dos Períodos, foi por ele formulada posteriormente.

Sobre as três leis de Kepler são feitas as seguintes afirmações

I. A órbita de cada planeta é uma elipse com o Sol em um dos focos.

II. O segmento de reta que une cada planeta ao Sol varre áreas iguais em tempos iguais.

III. O quadrado do período orbital de cada planeta é diretamente proporcional ao cubo da distância média do planeta ao Sol.

14. Um peixe de massa 4 m nada a 2 m/s. Em certo momento, ele vê uma presa de massa m vindo em sentido oposto a 0,5 m/s. Determine a velocidade do conjunto após o momento em que a presa foi devorada.


15. Determine a velocidade de recuo de um canhão de duas toneladas que dispara um projétil de 6 kg a uma velocidade de 300 m/s.


a) 1,2 m/s

b) 1,0 m/s

c) 2,0 m/s

d) 0,5 m/s

e) 0,9 m/s




Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Prova Parcial

8º Ano => 05/10